Estamos em evolução

WhatsApp Image 2018-08-14 at 14.44.31

Estamos em evolução.

O feminismo está se espalhando e me sinto confortável ao falar disso.

Dia desses estava pensando que estamos mesmo em outras épocas, são tempos mais claros e mais brilhantes. Pelo menos aqui dentro de mim e dentro das minhas descobertas.

Não sou ingênua, o papel da mulher na sociedade ainda é encarado de forma secundária, ainda temos muitos direitos a serem conquistados. Ainda não atingimos o feminismo em todas as casas, em todos os corações das mulheres. Temos problemas, mesmo no nosso discurso. Temos barreiras sociais imensas. Mas ganhamos muito nos últimos tempos.

Eu ganhei amizades incríveis nos últimos anos, de mulheres maravilhosas, que espalham amor e sororidade. E eu preciso falar delas, preciso homenagear cada uma delas, seja com a minha amizade, seja com o meu trabalho, seja com o meu sentimento. Hoje, escolhi homenagear com os meus dizeres:

“Minha cara,

houve tempos em que nossas disputas eram mais valorizadas que a nossa parceria. Houve tempos em que me senti acuada diante de tantas coisas maravilhosas que você emanava, como se isso fizesse de mim menor, pequena. Houve tempos em que nossa alegria não era compartilhada, nossos desejos eram tão particulares que não nos incluía, em um futuro juntas.

São outros tempos aqui dentro de mim. São outros tempos aí dentro de você. Preciso pontuar esses ganhos.

Esses dias, você me abraçou e me disse que eu era tão incrível quanto qualquer força feminina desse planeta.

Teve um dia que eu te liguei chorando e você saiu da sua casa e veio me visitar, pegou na minha mão e me disse: estamos caminhando juntas por aqui e tudo vai ficar bem.

Tive dificuldade de contar quantas vezes você me marcou em posts em que fazia com que minha autoestima explodisse. E, sei que você não sabe, mas foi isso que muitas vezes me fez pentear o cabelo e sorrir pra cada pessoa que eu encontrei nas ruas.

Sabe, às vezes é difícil se reerguer sozinha, mas é maravilhoso imaginar que não precisarei fazer isso sem você.

Querida, você soube que, há poucos anos, fomos governadas por uma Presidenta? Você sabe que estamos ganhando cada vez mais espaço na política? Eu espero te ver um dia lá, no poder, abraçando as suas companheiras de luta e dizendo: nós somos guerreiras. Nós venceremos.

Lembra aquele dia que tomamos um café e você me contou sobre a suas novas experiências e sobre os seus novos amores e desejos? Eu me senti contemplada pela suas conquistas, me senti plena de te ver crescendo.

Nós tivemos momentos bons, nos últimos tempos. Não me lembro de te ouvir falar mal de ninguém, nem me lembro de alguma mulher nos incomodar só pelo fato de ser mulher.

Penso que uma vez fomos a praia e tiramos fotos com os nossos corpos alegres, felizes, perfeitos da nossa forma. Foi libertador, postamos, rimos e contemplamos nossa beleza, tão diferente e tão extraordinária.

Eu recebi tantos elogios seus: sobre minha pele, meu cabelo, meu corpo, sobre minha inteligência e sobre o meu potencial de ler textos enormes com a minha leitura dinâmica. Eu recebi aquela roupa antiga que não servia mais pra você e que ficou tão perfeita pra mim. Te enviei meus melhores livros e recebi suas dicas de música.

Anda sendo tão maravilhoso compartilhar a vida com você. E preciso te dizer isso, mesmo que não fale com muita frequência: você me encanta e seu jeito incrível de me enxergar e enxergar as mulheres a sua volta é fascinante.

Eu sou apaixonada por você, amo o seu jeito e amo as sua forma de me incluir no mundo. Tenho uma tremenda paixão quando olho e te enxergo, assim, plena e cuidando dos seus preconceitos, cuidando das mulheres próximas, cuidando das mulheres por aí, cuidando de você, cuidando do mundo que te cerca.

Sinta-se abraçada, sinta-se amada, pois é com você que divido o meu lado mais bonito: o meu lado feminino.

Esses dias você se ofereceu de me ligar cedinho, só porque eu estava com dificuldade de acordar. Recusei, mas é claro. Com tantos presentes que eu já recebi, esse seria um exagero de cuidado. Lindo, exagerado e cuidadoso, assim como você!

Eu ficaria aqui horas pontuando como o mundo ficou mais belo desde que descobrimos juntas essa forma maravilhosa de exaltarmos outras mulheres a nossa volta. Eu listaria coisas que vivi, coisas que vivemos, coisas que poderemos fazer para melhorar.

Mas, hoje, especificamente, eu queria te agradecer por fazer o mundo ficar mais leve pra mim, por me acompanhar, por me vestir de sentimentos bons, por me contar que sou bela, por exaltar minhas qualidade, por se aperfeiçoar só para parecer boa aos meus olhos. Você é incrível. Nós somos incríveis e eu não tenho como te dizer isso de outra forma, mas o feminismo só é bom porque existe alguém como você construindo cada detalhe dele. Juntas nós podemos mais. Nós seremos mais fortes amanhã. Eu, pelo menos, sei que sou hoje mais forte do que fui em muitos ‘ontem’ que vivi. E você é parte disso.”

Isso vale para cada mulher que hoje compõe a minha vida, cada mulher que eu deixei entrar, cada mulher que me inspira. As histórias que contei possuem sujeitos tão diversos, mas unidos por uma só causa: a causa das mulheres, a sororidade.

Obrigada a cada uma de vocês por serem parte da minha sustentação. Tenho orgulho de cada parte que nos tornamos, juntas.

 

Texto por Gabriela Miranda

14054894_1245174798847824_203798971_n (1)

Gabriela é advogada, formada no curso de Direito pela Universidade Federal Fluminense e mora em uma sossegada cidade do interior de São Paulo, a bucólica e conhecida Pindamonhangaba. Esquerdopata.Canceriana em estado de poesia. Fanática por café, tem o feminismo no sangue.

 

 

Fonta da imagem: Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *