Você nunca foi uma fraquejada

elenao

Uma conhecida me disse: “não vou votar no Haddad porque meu ‘parceiro’ disse que o Bolsonaro é melhor”.

Sabe, minha querida, eu sinto por você não saber do seu potencial crítico, da sua capacidade, dos seus direitos, mas eu estou aqui para te dizer isso:

“O seu parceiro não sabe nada sobre as suas questões. E ele nunca saberá. Ele não sabe sobre o que é ser mulher, ele não sabe quantos direitos nos foram tirados pelo simples fato de não termos um pênis. Ele não faz a menor ideia do trabalho de jornada tripla que você realiza: trabalha fora, cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da família, cuida do marido. É trabalho da hora que você acorda até a hora que você vai dormir.

O seu parceiro sabe pouco sobre o que é viver com medo. Viver com medo de andar sozinha pela rua, viver com medo de sua filha ser tratada tão mal quanto você por outros homens, viver com medo de ser assediada (em casa, na rua, no trabalho, na chuva, no sol). Viver com medo de botar aquela saia maravilhosa que você comprou e que mostra suas pernas, viver com medo de se deparar com qualquer homem no seu caminho.

O seu parceiro não sabe qual o ano que você conquistou direito de votar. Tanto não sabe, que ele ainda quer decidir em quem você vota.

Ele não sabe o que é melhor para você, ele sequer entende que você sangra 1 vez por mês e que isso muda o seu corpo e todos os seus sentidos. E que você sente dores, psíquicas, físicas, emocionais, dores de cabeça, dores no útero. Dores do parto. Dores quando você tem que deixar de amamentar seu filho para voltar ao trabalho.

O seu parceiro nada sabe sobre as suas escolhas, nem sobre o seu caráter. Ele, provavelmente, nunca te perguntou o que você acha sobre um mundo melhor. O que ele vai saber sobre quem te representa?

O seu parceiro também não faz ideia de que o voto é secreto e que você aprendeu a fingir (fingir demência, fingir rir de piadas idiotas, fingir orgasmo).

Portanto, o seu parceiro não sabe absolutamente nada sobre ser mulher. Você é quem decide em quem você vota, você é quem decide em quem te representa!!!

E se eu posso te dizer, você NUNCA FOI UMA FRAQUEJADA. Você é a força, é por isso que o seu companheiro te diz que número você deve apertar no domingo, porque ele sabe que se um dia você descobrir que pode sozinha, você vai dominar o mundo!!!”

 

Texto por Gabriela Miranda

14054894_1245174798847824_203798971_n (1)

Gabriela é advogada, formada no curso de Direito pela Universidade Federal Fluminense e mora em uma sossegada cidade do interior de São Paulo, a bucólica e conhecida Pindamonhangaba. Esquerdopata.Canceriana em estado de poesia. Fanática por café, tem o feminismo no sangue.

 

Autoria da Imagem: Desconhecida

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *